Interacções seres vivos e ambiente

 

O nosso planeta, a Terra, é o maior ambiente natural conhecido. Os ambientes naturais formam-se sem intervenção humana.  São exemplo de ambientes naturais, os oceanos, os rios, os pântanos, as florestas e alguns desertos. Em qualquer ambiente natural, terrestre ou aquático, os seres vivos são influenciados pelo meio ambiente e mantêm intimas relações entre si.

 

Ecossistema -  Conjunto de seres vivos que habitam numa determinada área geográfica e à interdependência que estabelecem entre si e entre eles e o meio.

 

Um ecossistema inclui vários subsistemas que se relacionam entre si:

     -> factores bióticos:  Espécie, população, comunidade e as relações que se estabelecem entre si;

     -> factores abióticos: Condições físicas e químicas do meio: os factores climátios (a luz, a temperatura e a humidade) e os factores edáficos (o solo).

 

Espécie - Conjunto de indivíduos com as mesmas características, que se podem reproduzir entre si, originando descendentes férteis.

População - Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive numa área e num determinado momento.

Comunidade ou biocenose - Conjunto de populações, que ocupa uma determinada área, e as relações que se estabelecem entre elas.

Nicho ecológico -  é a função que uma espécie desempenha num ecossistema.

Os factores abióticos formam no seu conjunto o biótopo, ambiente onde vive a comunidade.

Habitat - Conjunto dos biótopos onde pode viver uma espécie.

Biosfera - Conjunto de todos os ecossistemas do sistema Terra.

 

 Ecossistemas em equilíbrio dinâmico

 

 

Os ecossistemas têm-se mantido em equilíbrio dinâmico ao longo da evolução da vida e da Terra. O estado de equilíbrio ou desequilíbrio de um ecossistema pode ser constatado pelo estudo das populações que o constituem.

 

A população tende a aumentar por natalidade ou pela chegada de imigrantes que aumentam assim o número de indivíduos. Por outro lado, o número de indivíduos de uma população reduz-se por mortalidade. A emigração reduz também o tamanho das populações. Estes factores variam ao longo do tempo, mas, em populações em equilíbrio dinâmico, o efectivo populacional mantém-se.

Preparados para fazer exercícios?

Dúvidas?